Telegram: https://t.me/inspiresonhos

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Não é 7 de setembro!


Ó Pátria amada,
Idolatrada
Salve! Salve!


É. Eu assisto TV. É eu assisto determinados programas! É o saudosismo teve origem em O Aprendiz, cuja prova final era dizer trechos do Hino Nacional. Meu marido e eu sabiamos direitinho, certo que não estavamos em uma competição, não tinhamos milhares de olhos a nos observar e nem nervosos por estarmos diante de Roberto Justussss (haha).

Lembrei que nos dois primeiro anos iniciais, em minha escola, todos os dias cantavamos o Hino, em fila, em pose, ai de quem fizesse qualquer gracinha, resquícios da ditadura, uma vez eu desmaiei por causa de um forte resfriado, deixei as professoras loucas.

Nos anos seguintes, o Hino passou a ser cantado com o hasteamento da bandeira na semana da Independência. Com os anos, as exigências diminuiram e quando cheguei a concluir o ensino médio, somente no dia cantavamos o Hino, quem aprendeu ..aprendeu.. quem não aprendeu não aprende mais.

No ensino médio, também foi apresentado a mim: Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, eu já era tão nerd, que fui a única pessoa que deu boas risadas com o livro, e se não tivesse que fazer um trabalho, bem provável que a leitura livre fosse mais agradavel. Pra quem não lembra ou não leu, Policarpo era um patriota, que queria que o tupi-guarani se tornasse a lingua oficial, e o enredo se passava em torno desse patriotismo.

*Ontem eu me senti patriota e orgulhosa de mim, de ainda lembrar o Hino Nacional, mesmo depois de anos*

~♥~


Esse selinho foi atribuido a mim, pelo FRAN "O Samurai" do Blog Lado Pensante, que recebo com muito carinho, e indico o seu blog a todos os amigos que por aqui passam, pois apesar dele ser um contato novo em minha vida bloqueira, já o aprecio e me identifico com sua pessoinha, por me parecer ter um coração nobre, digno de um Samurai. Sinto-me honrada. Obrigada.

14 comentários:

Ana Luísa disse...

Oláa!
Eu tive que ler Policarpo Quaresma esse ano. ODIEI! Hahaa..
n consegui chegar ao fim
mas fui melhor que mta gente que nem conseguiu começar.
;D
Consegui tirar 8,5 na prova, mas odiei.
Acho o hino do Brasil um dos melhores. Sério. O ritmo, a letra.. Nos jogos olímpicos e pan, chega a explodir o peito quando ele toca.
;D

D.Ramírez disse...

Sou também da geração hino todos os dias no páteo da escola, em fila. E sinceramnete faço parte do grupo que não lembra tudo, ou nada do hino...
Uma pena, terei que ler e decorar de novo...
Quanto a enteder de mulheres, tenho 2 em casa..rs..sendo uma de 5 anos, que já frequenta lojas fashions e escolhe os modelitos rsrs...
So nao curto ficar horas e horas esperando sentado dentro de uma Lelis Blanc, apesar de cafe, agua e as vezes champagne...é muito tempo dentro de uma loja só..rs.....

Bsitos

Jardineiro de Plantão disse...

O meu Hino Nacional, o tive de aprender desde os 6 anos... tudo em fila e cantando...

O nosso hino é bem grande, mas por norma, só se canta a 1ª parte a segunda já nem me lembro bem.

Mas teve que ser um Brasileiro, que por cá treinou a equipa nacional de futebol... que colocou novamente a cantar o nosso hino, bem como a elevar bem alto a Bandeira Nacional... veja só..vêm um Homem de Porto Alegre, para colocar este País a cantar novamente o Hino.

Abraços.

Diogo Caceres disse...

Que alegria receber sua visita no blog amiga, fique muito contente c/ suas palavras. Realmente cada um de nós tem um caminho que percorrer p/ encontrar seu equilibrio e paz... se cada ser é unico, imagine então os caminhos a percorrer!! Mas o importante mesmo é aprender c/ cada situação que a vida nos apresente... ñ lamente o periodo q foi atéia, c/ certeza foi um periodo onde se apresentaram inúmeras lições q a levaram ao conhecimento q possui hj, tudo na vida é lição!! Inumeros caminho nos levam ao Pai... Qto a sua pergunta, não possuo publicações fora o q escrevo p/ o blog não amiga, mas fico muito feliz de ter chegado ao meu blog e poder trocar experiências e conhecimentos c/ vc.
Lendo seu post de hj me lembrei da infancia escolar onde tb cantavamos todos os dias o Hino, deu uma saudade dessa época...rsrsrs... hj raramente as pessoas recordam a letra, tão linda como amiga acima comentou!! Bem, desejo um dia cheio de paz e aprendizado a vc, abração amiga e volte sempre!!!

Anônimo disse...

Nossa,eu tbm sou da época que tinha fila na escola pra cantar o hino. Hoje eu acho que a cultura vem se perdendo, embora fosse como vc diz: "um resquício da ditadura", acho que é uma forma de trazer as pessoas uma identidade nacional forte, um vículo de amor pelo país onde vivemos.
Se formos perguntar nas ruas quem sabe o hino nacional completo seria sorte se 2 em dez souberem. Ainda acho que em determinados momentos o Policarpo tinha toda razão...pena que no final ele se desilude...a realidade é dura.

Bjo

Carol disse...

Eu também cantava o hino no colégio quando eu era pequena, mas depois de crescida, a gente não cantava mais!
Hoje em dia quando eu canto, as vezes, dou umas erradas na letra...=/

=)
Beijão!

Katia De Carli disse...

Sou do tempo em que toda quinta se cantava o Hino Nacional antes da aula... bons tempos...
Uma vez, nossa "turminha" ao invés de cantar, fez mímica o tempo todo, mas não passou despercebido ao olhar atento do orientador, que ao final, chamou-nos à frente, no palanque, e depois de alguns elogios dizendo que sabíamos todo o hino mas que nos faltava força, nos fez cantar, sozinhos, para toda a escola! Viramos a turma do hino!
beijos

Juliana disse...

Nossa eu vi oteemmm!!
Fiquei pasma, eles erraram cada coisa bobinha! Mas acho que o nervoso atrapalha muito mesmo, me lembro uma vez que tive que rezar "ave maria" oração que aprendi desde MUITO pequena na frente de 30 pessoas, errei tudo! ahahahaah
O nervoso acaba com a gente!

Beijo

Pelos caminhos da vida. disse...

Obrigada pela visita amiga.

Bjs.

*** Cris *** disse...

Oi Luci,td bem?
Acredita que até hoje me emociono ouvindo o Hino Nacional, creio que seja o hino com a letra mais linda do mundo.
Adoro-te!
Bjs!

FRAN "O Samurai" disse...

Oi Luci!

Fico feliz que tenha gostado da homenagem, este selinho são para as pessoas e seu blogs que adoro acompanhar. E um deles é o seu!

Sua postagem me fez lembrar que também tinha que ficar em fila no pátio da escola e cantar o nosso Hino Nacional. Hehehe! Lembro que a gente não gostava de cantar e dava maior sono porque era de manhã que estudávamos.

Lembranças da infância querida. Saudades!

Adorei ler seu post e porque fez lembrar-me dos tempos da escola.

Arigatô!

E também fico feliz em te-la como nova amiga virtual.

Beijos...

Fabi disse...

Na minha épocqa de escola tb cantavamos o hino nacional toda semana, ainda sei cantar até hoje...

bsj

Manuzica disse...

É verdade, Lu...hj é mto difícil vc encontrar alguém que saiba cantar o hino sem escorregar.

Lembro que uma vez passou na Band ou Record..uma brincadeira que ia parando o povo na rua e pedindo para cantar o hino. Quem cantasse corretamente ganhava um prêmio em dinheiro..o negócio passou de 50 mil e ninguém acertou. E eu doida pra coisa rolar nas bandas de Ssa para eu ganhar essa grana. rsrrs

Bjocas!!

Menina Magrelinha disse...

Bom.. eu li PoilicarpO quaresma, há mto tempo atrás.. pra escola tbém.. adorava ler os livros da escola.
O Hino.. eu sei!!! uhuu, qd era pequena tbém tinha o Hino todo dia na minha escola..
boas lembranças.
Ah parabéns pelo selo.
E, a música do Raul ahh Raul é mto bom e eu sou uma carpinteira do universo!!!